Dia Mundial do Meio Ambiente



Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). Foto: Daniel de Granville.
Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). Foto: Daniel de Granville. 

Neste dia Mundial do Meio Ambiente, a Sapotis decidiu compartilhar essa linda foto gentilmente cedida pelo nosso amigo e parceiro Daniel de Granville.

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é a maior espécie dentre os tamanduás. São 3 espécies diferentes no Brasil, além do bandeira, tem o tamanduá-mirim, fizemos um post sobre ele aqui, e o tamanduaí.

Eles medem até 1,20 m de comprimento com cerca de 90 cm de cauda, podendo chegar a mais de 45 kg. Tem uma pelagem muito espessa e farta que os ajuda a se proteger das picadas de formigas e cupins, suas principais presas. Além disso, quando vão dormir, deitam de lado meio encolhidos e colocam a cauda sobre a cabeça, o que os ajuda a se aquecer e se camuflar melhor.

Eles cavam cupinzeiros e formigueiros com suas garras fortes e compridas e depois usam sua língua longa e grudenta para pegar as formigas e cupins. Podem comer até 35 mil delas por dia!!!!!

As fêmeas ficam gestantes por 180 a 190 dias (cerca de 6 meses), gerando normalmente 1 único filhote que nasce com 1 a 2 kg. Eles desmamam depois de 1 mês a 1 mês e meio, mas permanecem com a mãe até a próxima gravidez, cerca de 9 meses depois. Posteriormente, tornam-se independentes e com cerca de 2 anos e meio de idade começam a reproduzir, podendo viver até os 25 anos.

Tamanduás possuem o olfato muito desenvolvido, porém tem a visão e audição muito ruins. Por isso, é importante dirigir devagar e com cuidado nas estradas, pois tamanduás não conseguem perceber a tempo e assim evitar os veículos. 

Então vamos cuidar de nossos tamanduás, não só agora na Semana do Meio Ambiente, mas em todas as nossas viagens em qualquer lugar e época do ano!
 💕

Comentários

Postagens mais visitadas