Dia do Cerrado

Foto: Maurício Neves Godoi

Hoje, dia 11/09, celebramos o dia deste bioma que amamos! Conheça mais o Cerrado e sua importância para a biodiversidade, incluindo nossa própria espécie.

A data foi criada em 2003 para mostrar o valor deste bioma para o país.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 23% do território brasileiro. Distribuído no Brasil central em 11 estados e no Distrito Federal, contando ainda com intrusões no norte do país, no Amapá, Roraima e Amazonas.

Riquíssimo em biodiversidade, com mais de 11,6 mil espécies de plantas, 200 espécies de mamíferos, entre eles o nosso lindíssimo Lobo-guará, 800 espécies de aves, 1,2 mil de peixes, 180 de répteis e 150 de anfíbios. Há ainda uma estimativa de que 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins do país estejam neste bioma. É muito bichinho, concordam?

Além disso, no Cerrado ocorrem muitas espécies importantes para a economia e sobrevivência das pessoas, seja por conta de seu uso alimentício, para construção, energia e mesmo para fins medicinais. Ele também é considerado o berço das águas doces, com uma riqueza hídrica fundamental para as cidades brasileiras.

Fora o seu importante papel social para comunidades tradicionais que precisam do Cerrado para a sobrevivência das suas famílias e de seu modo de vida.

Porém, infelizmente o que estamos vendo é a redução das áreas de Cerrado, com estimativas indicando de 40 a 50 anos para o completo desaparecimento de seus recursos florestais.

Parar o desmatamento e ampliar a quantidade de áreas protegidas são ações necessárias para salvarmos o Cerrado. Assim, é muito importante que sejam adotadas políticas públicas eficientes que realmente protejam nossas florestas. Além disso, é necessário que sejam praticadas atividades econômicas mais sustentáveis nessa região, como o ecoturismo e uso ecológico da biodiversidade.

Vocês já conhecem ou já visitaram alguma área natural no Cerrado? Comente aqui!

Compartilhem este post com os amigos que iriam gostar de conhecer mais sobre as belezas e riquezas do nosso Cerrado!


 

Comentários

Postagens mais visitadas